Governo de Minas Gerais qualifica mais 220 mulheres em situação de vulnerabilidade

Governo de Minas Gerais qualifica mais 220 mulheres em situação de vulnerabilidade


Cursos ministrados pela Utramig, com foco no empreendedorismo, são uma iniciativa inédita e oferecidos desde outubro em vários territórios do estado

O Governo de Minas Gerais, por meio da Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (Utramig), inicia nesta segunda-feira (24/4) novos cursos de qualificação do Programa Mulheres Mil. Até agora, a iniciativa atendeu 380 mulheres em Minas Gerais, em sua maioria beneficiárias do programa Bolsa Família.
Nos próximos três meses, 220 mulheres de Belo Horizonte, Itaúna, Pará de Minas, Sabará e Santana do Riacho vão frequentar os cursos de modelista de roupa; manicure e pedicure; auxiliar de cozinha; cuidador infantil e Informática básica. Os cursos têm carga horária mínima de 160 horas e máxima de 200 horas.
O objetivo dos cursos “Mulheres Mil” é possibilitar o acesso de mulheres historicamente em situação de pobreza e vulnerabilidade à educação profissional e tecnológica.
O público desta política é formado por mulheres a partir de 16 anos, chefes de família, em situação de pobreza, cadastradas ou em processo de cadastramento no CadÚnico, em vulnerabilidade e risco social, vítimas de violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral, com escolaridade baixa ou defasada.
Segundo a diretora de Qualificação e Extensão da Utramig e responsável pelos cursos do Mulheres Mil/Pronatec/FIC, Vera Victer, esta é uma experiência extremamente exitosa, sobretudo por mulheres estarem, a partir dos cursos, iniciando a vida como empreendedoras – individuais, familiares e coletivas.
“Além desse momento de qualificação, elas têm a possibilidade de fazerem uma pausa e repensarem a sua própria vida, tornando-se protagonistas de seus próprios destinos. A relevância dos cursos é que, além de suprirem lacunas básicas de Português e Matemática, abordam conhecimentos específicos necessários para que essas mulheres sejam inseridas no mercado de trabalho e possam sair da situação de vulnerabilidade”, ressalta a diretora.
O presidente da Utramig, Lindomar Gomes, destaca que o programa segue uma premissa do Governo Fernando Pimentel de proporcionar oportunidades àqueles que historicamente foram esquecidos. “Além da qualificação, elas recebem uma formação cidadã”, diz.

Utramig
Subordinada à Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese) de Minas Gerais, a Utramig acaba de completar 51 anos formando técnicos em seus cursos profissionalizantes.
A Fundação de Educação para o Trabalho executa também cursos de qualificação de curta duração, que preparam para as demandas do mercado.
Nestas cinco décadas de atuação, a Utramig se firmou como uma instituição contemporânea e referência em educação profissional inovadora, formando profissionais e promovendo inclusão social.
A Diretoria de Qualificação e Extensão coordena e desenvolve as políticas de formação inicial e continuada de qualificação profissional e de educação inclusiva da instituição. É responsável por responder às necessidades e diretrizes dos diversos agentes sociais no campo do trabalho, do emprego e da geração de renda.

Fonte: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticia/governo-de-minas-gerais-qualifica-mais-220-mulheres-em-situacao-de-vulnerabilidade

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Minas Gerais terá Observatório de Igualdade de Gênero

Instituições Parceiras