Observatório de Gênero e Raça de Minas Gerais

O que é o Observatório: O Observatório de Gênero e Raça se constitui como uma articulação de universidades, instituições de ensino, movimentos sociais, fundações e a gestão pública para produzir e compartilhar, em rede, informações, conhecimentos, práticas e saberes que tenham como foco gênero e raça-etnia, com a consideração da interface com debates sobre orientação sexual, geração, diferenças regionais e outros marcadores a ser considerados como relevantes para a promoção da justiça social e democracia.

Em seu interior podem se formar grupos de trabalho interinstitucionais e intersetoriais com representantes de organizações governamentais e não governamentais para a integração, fomento e visibilização de projetos de pesquisas e extensão, ações de docência, políticas públicas e outras informações relativas aos direitos das mulheres e promoção da igualdade racial, assim como a construção e implantação de variados mecanismos de controle social.

O observatório afirma o respeito à diversidade étnico-racial, a livre orientação sexual, aos direitos das mulheres, bem como todo o conjunto dos Direitos Humanos. Deste modo, afirma ainda garantir os princípios fundamentais da democracia para a sua organização interna.

Sendo composto por representantes de universidades, instituições, movimentos sociais e pesquisadoras autônomas, o Observatório prima pela autonomia das sujeitas e das entidades participantes e pela solidariedade e cooperação entre ambas.

O Observatório é aberto à participação de coletivos, grupos, entidades e movimentos de luta pelos direitos das mulheres e promoção da igualdade racial que compactuam com sua Carta de Princípios e que assumam as atividades necessárias para seu bom funcionamento e cumprimento de seus objetivos.


As integrantes podem contribuir com o desenvolvimento de pesquisas, mapeamentos, elaboração de textos, ações de mobilização, ações de formação, incidência política, ações de comunicação, ou outras, segundo seus interesses desde que relacionadas à promoção da igualdade de gênero e raça, conforme sua possibilidades e disponibilidade de tempo e recursos e seguindo esta carta de princípios.

Objetivo Geral: Promover a prevalência e potencialização dos direitos humanos nas políticas públicas, nas organizações governamentais e não governamentais, assim como nos variados níveis e modalidades em que ocorrem docência (ensino), pesquisa e extensão visando a constituição de um espaço de reflexão e ação inter, trans e multi.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Minas Gerais terá Observatório de Igualdade de Gênero

Instituições Parceiras